O cara da moto
Autor: Ségio Norio MahoeEditora: International Press Japan Co.
Ano: 2003
Páginas: 220
Sinopse:
Em um percurso de mais de 40.000 km o motociclista Sérgio Mahoe realizou uma viagem de moto que atravessou o mundo de leste a oeste. Pilotando uma Yamaha XT600E, ele partiu do Japão e trilhou diversos países do Oriente Médio, África e América do Sul até chegar ao Brasil enfrentando muitos desafios e burocracia pelo caminho.
Veja uma entrevista dada por Ségio Mahoe:
Projeto 5 Continentes - Uma Viagem de Descobertas Pelos Confins da Terra
Autor: Raphael KaranEditora: RV
Ano: 2013
Páginas: 336
Sinopse:
Em mais de 160.000 km, Raphael Karan viajou de moto por 5 continentes para realizar um sonho. Ao todo foram oito anos de viagem e muitas das experiências que vivenciou ele relata nesse seu livro.
Ele conta que, quando mais novo, após ter lido um texto a respeito de um colombiano que havia deixado família e trabalho para, montado em uma motocicleta, dar a volta ao mundo, começou a alimentar seu sonho de também um dia conhecer o mundo viajando de moto.
Anos mais tarde, já adulto, decidiu tornar realidade o sonho antigo e alimentado desde a adolescência.
"Uma das minhas preocupações neste livro foi propor uma reflexão também sobre os aspectos sociais de cada uma das civilizações por onde passei, sem deixar de mencionar as causas e os efeitos das muitas intervenções estrangeiras a esses povos." - segundo relata o autor.
Veja algumas entrevistas dadas por Raphael Karan:
100.000 milhas de moto
Autor: Sérgio PitakiEditora: Artes & Textos
Ano: 2015
Contato: sergiopitaki@gmail.com
Sinopse:
O médico, poeta e motociclista Sergio Pitaki conta em seu livro várias das suas experiências de viagem de moto depois de completar 163.000 km (100.000 milhas) percorridos do final de 2010 até meados de 2015.
"Os argumentos que utilizo para escrever capítulos sobre outras viagens são para registrar uma história importante para mim, comparativa para alguns e inspiradora para outros. Foram viagens de aventura, sempre preparatórias para as próximas." - palavras do próprio autor.
Veja um pequeno trailer da viagem:
Ghost Rider - A Estrada da Cura
Autor: Neil PeartEditora: Belas Letras
Ano: 2014
Páginas: 528
Sinopse:
"Após a morte da única filha, Selena, e da esposa, Jackie, o músico Neil Peart se transformou em um fantasma - um homem sem motivação, esperança ou fé. Sozinho em casa, convivendo com as lembranças, ele decide pegar a estrada com sua moto, uma BMW R1100 GS, para rodar durante 14 meses, sem destino, em busca de um motivo para continuar vivendo. Em uma viagem de 90 mil quilômetros, começando pelo Quebec, no Canadá, até o Alasca, descendo pela costa americana e canadense, depois cruzando o México, Neil vai se conectar à natureza para tentar superar a dor, conhecendo pessoas e lugares inesquecíveis, contemplando as cores e os sons da paisagem.
Esta é a história real de um homem que partiu carregando a morte e o luto, mas transformou sua jornada em uma poderosa narrativa sobre a solidão, o amor e, acima de tudo, a paixão pela vida, mesmo quando tudo ao nosso redor nos leva a desistir dela." - transcrito da capa do livro."
A Garupeira
Autor: Sinomar Godois TavaresEditora: Kelps
Ano: 2015
Páginas: 395
Contato: sinomarg@gmail.com / sinomarg@hotmail.com
Site: garupeira.blogspot.com.br
Sinopse:
"Narrativa que lembra um conto de fada, porém verdadeira. Uma mulher muito pobre, extremamente tímida, sem perspectivas de vida e depressiva – a ponto de pensar em se matar – que recebe um inusitado convite para fazer uma viagem na garupa de uma motocicleta. Em um ato de coragem, que na época classificou como insano, aceitou a proposta, deixou seu emprego de doméstica e conseguiu mudar sua personalidade e sua vida.
A partir daquela importante decisão, percorreu 114.000 quilômetros como garupa em três grandes viagens, que a permitiram conhecer todos os países continentais das Américas, desde seu extremo Sul, Ushuaia – Argentina, até seu extremo norte, Prudhoe Bay – Alasca.
Além do território internacional, ela conheceu, também, quase todas as praias do litoral brasileiro, sobretudo do Nordeste, onde passou mais tempo... Neste volume serão narradas as viagens à Terra do Fogo, Patagônia, Deserto do Atacama e Nordeste brasileiro." - Transcrito do site de divulgação do livro (http://agarupeira.com.br)
Caminhos da Grande Cordilheira - 15.000 km de moto pela região mais austral do planeta
Autor: Clodoaldo Turbay BragaEditora: Sygla
Ano: 1996
Páginas: 206
Contato: cbraga@mps.com.br
Sinopse:
Clodoaldo relata sua experiência de rodar 15.000 km em uma viagem de moto pela região mais austral do planeta.
Alma Nômade, Rodeando o Brasil de Moto
Autor: Sérgio ZurawelEditora: Clube de Autores
Ano: 2010
Páginas: 204
Sinopse:
"Partindo em solitário da charmosa Vila de Visconde de Mauá, nas montanhas da Mantiqueira, indo até a Guiana Francesa, passando pelo Pantanal, Amazônia, Lençóis Maranhenses, percorrendo o Cerrado, cruzando rios, chegando em pequenas aldeias e cidades interioranas deste imenso país, este aventureiro enfrentou sol, chuva, lama, poeira, solidão, usando sua moto como meio de locomoção. Tudo isto para concretizar um velho sonho: RODEAR O BRASIL."
É a história da viagem do motociclista Sérgio Zurawel que percorreu o Brasil de moto, partindo e retornando até a Vila de Visconde de Mauá.
Alma Panamericana - Uma aventura de 25 mil km por 14 países
Autor: Adrian KojinEditora: Gaia
Ano: 2005
Páginas: 199
Sinopse:
O livro conta a história da viagem de moto do autor ao longo das três Américas levando uma prancha de surfe na garupa de sua XL 600cc. Uma viagem de moto de 25.000 km por 14 países. Nos leva à descoberta de lugares paradisíacos e ao enfrentamento de dificuldades ao longo da rodovia Panamericana.
"Há pessoas que acreditam que o destino está escrito nas estrelas. Outras, como Adrian Kojin, faz questão de escrever o próprio destino. Quando você estiver lendo este livro, lembre-se que não se trata apenas das peripécias de um garotão perseguindo umas ondas perdidas no terceiro mundo. Essa é a história de um cara que tinha um sonho e, ao ter coragem de persegui-lo, encontrou sua própria verdade. E, não menos importante, fez isso se divertindo muito." - por Felipe Zobaran.
Aventura Sobre Duas Rodas
Autor: Elson Antônio GehlenAno: 2010
Páginas: 96
Contato: elsonleonino@Yahoo.com.br
Sinopse:
O autor relata suas experiências em viagens de moto realizadas de norte a sul do Brasil e a outros países da América do Sul, tais como Argentina, Uruguai e Chile. Também conta sobre as dificuldades e alegrias vividas nessas viagens.
Caminhos de um Motociclista
Autor: João Batista de LimaAno: 2005
Páginas: 210
Contato: lima@matelnet.com.br
Sinopse:
Narrativa da viagem realizada do Brasil ao Alaska onde o autor, além de contar a história de sua viagem, traz à tona suas reflexões interiores de viajante.
"...pouco à frente a chuva deu lugar a neve, que caia fina, mas atrapalhava muito a visão. Eu tinha que andar com a viseira aberta até não suportar mais o frio. Minhas mãos começaram a congelar e comecei a perder a sensibilidade. Tinha que parar regularmente para aquecer as mãos no motor. Nunca antes sem dar uma espiada por perto, pois já tinha visto vários ursos nas últimas horas." - segundo relata o próprio autor.
Curitiba - Alasca O Diário de uma aventura sobre duas rodas
Autor: Marcos Antonio VojciechovskiAno: 1998
Páginas: 244
Contato: vojciechovski@avalon.sul.com.br / marcosvoj@yahoo.com.br
Site: https://marcosvoj.com.br
Sinopse:
Nesse livro, o autor relata sua viagem de moto por durante 71 dias e 34.000 km ao longo das Américas, de Curitiba (Brasil) ao Alasca. Procura divulgar o motociclismo de aventura e incentivar os que optam por um estilo de vida de aventuras radicais.
"O ser humano, movido por um sentimento atávico independente da sua vontade, busca cada vez mais expandir suas fronteiras e superar seus limites. Cruzar o Alasca e atingir o último ponto alcançável por terra antes do Polo Norte pareceu um desafio perfeito para a dupla de curitibanos Marcos A. Vojciechovski e Clodoaldo T. Braga. O primeiro, consultor em informática, e o segundo, médico. Duas pessoas com profissões tão distintas foram unidas pelo desejo comum de viver fortes emoções e aventuras radicais." - o autor.
Da Quinta Pra Nove - Cruzando as Américas numa motocicleta
Autor: Lúcio SiqueiraAno: 2010
Contato: jlucio.siqueira@hotmail.com
Site: http://daquintapranove.blogspot.com.br
Sinopse:
Um casal de motociclistas decide sair dos EUA e cruzar as Américas em cima de uma motocicleta.
"O que acontece quando um casal, aventureiro por natureza, resolve deixar a vida estruturada e encarar uma aventura?
Vivendo em Nova York, o casal Lúcio Siqueira e Maria Paula Crisci decide que havia chegado o momento de mudar. Mais do que isso. Era hora de realizar um sonho que Lúcio guardava desde sua infância: “cruzar as Américas numa Motocicleta”.
O menino do interior de São Paulo que, aos 10 anos de idade, viu um mapa-mundi com uma rota traçada - rasgando o continente americano de norte a sul - agora teria a oportunidade de percorrê-la sobre duas rodas.
Os sonhos, os desafios, as frustrações, as soluções, as angústias, as cervejas e, principalmente, o trabalho em Equipe - tudo envolvido em muito amor.
DA QUINTA PRA NOVE conta como a união verdadeira de um casal é suficiente para que os desafios sejam superados e os sonhos realizados.
Lúcio, Maria Paula e a moto Dedete vivem momentos maravilhosos - e outros nem tanto - numa aventura que teve início na famosa Quinta Av., em Nova York, passando por 13 países, e término na Av. 9 de Julho, em Ribeirão Preto - SP." - do livro do autor.
Vivendo em Nova York, o casal Lúcio Siqueira e Maria Paula Crisci decide que havia chegado o momento de mudar. Mais do que isso. Era hora de realizar um sonho que Lúcio guardava desde sua infância: “cruzar as Américas numa Motocicleta”.
O menino do interior de São Paulo que, aos 10 anos de idade, viu um mapa-mundi com uma rota traçada - rasgando o continente americano de norte a sul - agora teria a oportunidade de percorrê-la sobre duas rodas.
Os sonhos, os desafios, as frustrações, as soluções, as angústias, as cervejas e, principalmente, o trabalho em Equipe - tudo envolvido em muito amor.
DA QUINTA PRA NOVE conta como a união verdadeira de um casal é suficiente para que os desafios sejam superados e os sonhos realizados.
Lúcio, Maria Paula e a moto Dedete vivem momentos maravilhosos - e outros nem tanto - numa aventura que teve início na famosa Quinta Av., em Nova York, passando por 13 países, e término na Av. 9 de Julho, em Ribeirão Preto - SP." - do livro do autor.
De moto pelas Américas: ...na contramão
Autor: John ConinghamEditora: Carlini & Caniato editorial
Ano: 2014
Páginas: 104
Sinopse:
“Para conhecer um país é preciso viajar junto à população, empenhada no seu dia a dia.
Se eu tivesse conseguido juntar dinheiro suficiente para me servir dos costumeiros hotéis e restaurantes – o que não aconteceu devido à desvalorização da moeda com a construção de Brasília, inaugurada naqueles dias – eu teria perdido de conhecer toda aquela gente amiga e prestimosa, de fazendeiros a índios, policiais, bombeiros, ferroviários, aeroviários, caminhoneiros e simples cidadãos; enfim, a alma das nossa nações vizinhas e irmãs com suas características. Isso me permitiu uma proximidade e compreensão mormente inatingíveis através do isolamento turístico.
Meu relato apenas tenta refletir a preocupação em compartilhar com o leitor meus momentos de felicidade, alegrias, angustias, temores, dúvidas e conflitos pilotando no exílio do cockpit. Se com isso eu conseguir inspirar alguém a levantar-se da frente da televisão ou de um computador e montar em uma motoca para fazer algo diferente, quem sabe escapar do cotidiano, fazer um passeio, uma viagem, ou mesmo se jogar no fascínio de uma aventura, eu estarei sentindo-me extasiado de felicidade por transferir o que sei e aprender o que escrevo." - segundo o autor.
Se eu tivesse conseguido juntar dinheiro suficiente para me servir dos costumeiros hotéis e restaurantes – o que não aconteceu devido à desvalorização da moeda com a construção de Brasília, inaugurada naqueles dias – eu teria perdido de conhecer toda aquela gente amiga e prestimosa, de fazendeiros a índios, policiais, bombeiros, ferroviários, aeroviários, caminhoneiros e simples cidadãos; enfim, a alma das nossa nações vizinhas e irmãs com suas características. Isso me permitiu uma proximidade e compreensão mormente inatingíveis através do isolamento turístico.
Meu relato apenas tenta refletir a preocupação em compartilhar com o leitor meus momentos de felicidade, alegrias, angustias, temores, dúvidas e conflitos pilotando no exílio do cockpit. Se com isso eu conseguir inspirar alguém a levantar-se da frente da televisão ou de um computador e montar em uma motoca para fazer algo diferente, quem sabe escapar do cotidiano, fazer um passeio, uma viagem, ou mesmo se jogar no fascínio de uma aventura, eu estarei sentindo-me extasiado de felicidade por transferir o que sei e aprender o que escrevo." - segundo o autor.
Veja a entrevista dada por John Coningham ao Programa do Jô:
Diário de bordo - Motocicleta: De Maringá - PR para o Deserto de Atacama - Chile. "Uma viagem diferente"
Autor: Ricardo Miessa BarretoEditora: NELPA
Ano: 2012
Páginas: 93
Contato: miessa73@yahoo.com.br
Site: http://viagemdemotosozinho.blogspot.com.br
Sinopse:
"Evidentemente, cada motociclista sonha em fazer viagem para algum lugar em particular, mas o que se tem notado é que existem alguns locais que são ícones dos pilotos motociclistas brasileiros, tais como: Ushuaia, Buenos Aires, sul da Argentina com entrada para Santiago do Chile pelos Caracoles, Machu Picchu e a famosa “Mano Del Desierto”, no deserto do Atacama, no Chile, que aqui é apresentada de uma maneira descontraída, cheia de informações úteis e emoções, principalmente para aqueles que desejam realizar esta viagem pela primeira vez. E, para aqueles que já realizaram esta magnífica viagem, com certeza vão relembrar cada momento da viagem, suas mentes retornarão aos locais com um sorriso nos lábios." - transcrito do site do autor.
0 comentários:
Postar um comentário