Translate to your language

domingo, 29 de novembro de 2015

Dia 20. Vai ou não vai? Decida-se



Quinta-feira, 21 de agosto de 2014.
De Maragogi/AL a Nossa Senhora das Dores/SE (450 km).

Um tempo chuvoso se fez presente logo no início do dia trazendo incertezas sobre a viabilidade do passeio às galés de Maragogi/AL. Um dia de indecisões e mudanças de plano. Este é o relato de mais um dia na Expedição Litoral Nordestino, uma viagem de moto que realizei sozinho pelo nordeste brasileiro durante o mês de agosto de 2014. Belíssimas paisagens foram vistas e muitas experiências foram vividas: da calmaria de um encantador pôr do sol em Jericoacoara/CE à fuga alucinada, na calada da noite, em Petrolina/PE... fortes emoções foram vivenciadas. Continue lendo para acompanhar a viagem.

O diabo desta vida é que entre cem caminhos temos que escolher apenas um, e viver com a nostalgia dos outros noventa e nove.
Fernando Sabino

Trajeto do dia



Mas, que enrolação...

Como de costume, bem cedo já me encontrava pulando para fora da cama, lá pelas 6h da matina. Conforme combinado com o guia no passeio do dia anterior, caso não estivesse chovendo, iríamos até as piscinas naturais de Maragogi/AL às 7h. Estava ansioso e tão mais fiquei quando ao levantar e olhar pela janela avistei o céu encoberto por nuvens cinzentas de chuva.

segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Dia 19. Um banco de areia em alto mar



Quarta-feira, 20 de agosto de 2014.
De Porto de Galinhas/PE a Maragogi/AL (86 km).

Um confortável banho de mar nas águas mornas e calmas de Maragogi, em Alagoas, foi a atividade principal numa tarde de céu nublado e instável. Este é o relato de mais um dia na Expedição Litoral Nordestino, uma viagem de moto que realizei sozinho pelo nordeste brasileiro durante o mês de agosto de 2014. Belíssimas paisagens foram vistas e muitas experiências foram vividas: da calmaria de um encantador pôr do sol em Jericoacoara/CE à fuga alucinada, na calada da noite, em Petrolina/PE... fortes emoções foram vivenciadas. Continue lendo para acompanhar a viagem.

A vantagem de ter péssima memória é divertir-se muitas vezes com as mesmas coisas boas como se fosse a primeira vez.
- Friedrich Nietzsche

Trajeto do dia


Com água até o joelho

Vez ou outra, quando estou em uma conversa onde a pauta são os passeios de férias realizados na beira da praia, entre outros casos, sempre surge alguma prosa a respeito de até onde cada um acha mais prudente avançar mar adentro para se banhar.

sábado, 1 de agosto de 2015

Dia 18. Águas calmas e mornas para um bom banho de mar


Terça-feira, 19 de agosto de 2014.
Tamandaré/PE (Praia dos Carneiros - 0 km).

A paisagem da Praia dos Carneiros, em Tamandaré/PE, além de uma beleza ímpar, também abriga águas calmas que se escondem atrás de arrecifes de quase 2 km de extensão. Este é o relato de mais um dia na Expedição Litoral Nordestino, uma viagem de moto que realizei sozinho pelo nordeste brasileiro durante o mês de agosto de 2014. Belíssimas paisagens foram vistas e muitas experiências foram vividas: da calmaria de um encantador pôr do sol em Jericoacoara/CE à fuga alucinada, na calada da noite, em Petrolina/PE... fortes emoções foram vivenciadas. Continue lendo para acompanhar a viagem.

O mundo é cheio de coisas mágicas pacientemente esperando que nossa percepção fique mais aguçada.
- Bertrand Russell.

Trajeto do dia



A caminho do píer de Guadalupe

Dessa vez, a Praia dos Carneiros em Tamandaré, no estado de Pernambuco, seria o meu destino. Na tarde anterior havia contratado o passeio que me levaria a mais uma das belas praias do litoral brasileiro. O combinado foi que a van da agência de turismo passaria no hotel por volta das 7h30 para me pegar.

sábado, 18 de julho de 2015

Dia 17. Muro alto - uma barreira contra o mar


Segunda-feira, 18 de agosto de 2014.
De Pipa/RN a Porto de Galinhas/PE (311 km).

Um grande paredão de arrecifes, de cerca de 2,5 km de extensão, separa o mar da praia. A praia de muro alto, em Porto de Galinhas, é uma visita imperdível. Este é o relato de mais um dia na Expedição Litoral Nordestino, uma viagem de moto que realizei sozinho pelo nordeste brasileiro durante o mês de agosto de 2014. Belíssimas paisagens foram vistas e muitas experiências foram vividas: da calmaria de um encantador pôr do sol em Jericoacoara/CE à fuga alucinada, na calada da noite, em Petrolina/PE... fortes emoções foram vivenciadas. Continue lendo para acompanhar a viagem.

Um dia... Pronto!... Me acabo.
Pois seja o que tem de ser.
Morrer: Que me importa?
O diabo é deixar de viver.
- Mário Quintana.

Trajeto do dia


Preparativos

Ao madrugar de manhã, bem cedo, tinha em mente que Porto de Galinhas, em Pernambuco, seria o próximo destino da expedição. O café da manhã somente seria servido das 8h em diante. Como nesse horário pretendia já estar na estrada, então, na noite anterior comprei achocolatado de caixinha e sanduíche natural que ficaram no frigobar do quarto até o dia seguinte para o desjejum que faria antes de partir.

domingo, 7 de junho de 2015

Dia 16. Nadando em alto mar



Domingo, 17 de agosto de 2014.
De Natal/RN a Pipa/RN (85 km).


Uma tarde de muita diversão e belas paisagens em Pipa, no Rio Grande do Norte. Ao final do dia, um pôr do sol cinematográfico. Este é o relato de mais um dia na Expedição Litoral Nordestino, uma viagem de moto que realizei sozinho pelo nordeste brasileiro durante o mês de agosto de 2014. Belíssimas paisagens foram vistas e muitas experiências foram vividas: da calmaria de um encantador pôr do sol em Jericoacoara/CE à fuga alucinada, na calada da noite, em Petrolina/PE... fortes emoções foram vivenciadas. Continue lendo para acompanhar a viagem.

Fiz de meus dias um passeio
Fiz das horas lazer
Desta vida nada anseio
Além de paz pra viver!
- Di Castilho.

Trajeto do dia



Pé na estrada

Na noite anterior, no momento em que fui dormir, decidi ajustar o despertador para tocar bem cedo, às 5h30. Dessa forma, aproveitando que a distância entre Natal/RN e Pipa/RN era de poucos quilômetros, apenas 85 km, pensei que poderia alcançar o destino antes do horário costumeiro de saída para os passeios da região. Pelo menos, assim imaginei.

segunda-feira, 11 de maio de 2015

Dia 15. Dunas de Genipabu: com ou sem emoção?


Sábado, 16 de agosto de 2014.
Natal / RN - Dunas de Genipabu (0 km).


Descendo do alto de enormes dunas, de bugue, na tirolesa, ou escorregando no lombo de uma prancha, fortes emoções foram vividas nas dunas de Genipabu. Este é o relato de mais um dia na Expedição Litoral Nordestino, uma viagem de moto que realizei sozinho pelo nordeste brasileiro durante o mês de agosto de 2014. Belíssimas paisagens foram vistas e muitas experiências foram vividas: da calmaria de um encantador pôr do sol em Jericoacoara/CE à fuga alucinada, na calada da noite, em Petrolina/PE... fortes emoções foram vivenciadas. Continue lendo para acompanhar a viagem.

A vida é uma diversão, você brinca de viver e vive de brincadeira.

Trajeto do dia

  • Dunas de Genipabu / RN.


Mexa-se para não ficar para trás

Acordei cedo, troquei de roupa rapidamente e fui verificar se a agência de turismo, ao lado da portaria da pousada, já estava aberta e se o funcionário havia conseguido alguma vaga para o passeio ao Parque de Genipabu. Assim que a agência abriu indaguei sobre a marcação do passeio e ouvi do funcionário que ele estava com dificuldade de encontrar um “bugueiro”.

— Xiiiii! Já posso imaginar como isso vai terminar. – Pensei comigo.

Comecei a imaginar que se o funcionário demorasse muito para me encaixar em algum grupo eu poderia acabar ficando “a ver navios” nesse dia. Então, comecei a me “agitar”. Em momentos como esse temos que ser pró-ativos. Consequentemente, arrumei uma desculpa de que iria organizar algumas coisas no quarto, enquanto o funcionário da agência se empenhava na marcação do passeio, e saí dali.

Muito bem, eu, que não sou bobo, tratei de ir até uma outra agência de turismo que havia ali perto, na mesma quadra, a fim de solicitar informações e ver o que conseguiria arrumar. O funcionário dessa segunda agência foi mais ágil e logo conseguiu falar com um guia turístico. Contou-me que um casal havia contratado um bugue para conduzi-los no passeio a Genipabu e que sobrara duas vagas. Acrescentou que se eu quisesse acompanhá-los teria que pagar o valor dobrado para completar os lugares restantes.

Não aceitei de imediato o valor proposto e tentei negociar um pouco. Terminei por conseguir um valor pouco mais barato do que o pedido inicialmente e decidi contratar o passeio com esta agência. Fiquei satisfeito, pois, apesar de o preço final ter sido um pouco além do que eu previa, ao menos, tinha certeza de que iria conhecer as famosas dunas de Genipabu.

Em seguida, comuniquei a primeira agência que eu já havia conseguido encontrar condução. Voltei para o quarto da pousada, arrumei meu “kit” de passeio e no horário combinado, às 9h, o guia passou em frente ao hotel para me apanhar. 


Com emoção ou sem emoção?

Após as apresentações iniciais terem sido feitas, antes ainda de deixarmos a pousada, ouvimos o guia perguntar:

— É com emoção ou sem emoção?

Respondi prontamente:

— Quanto a mim pode ser com emoção... muita emoção!

E completei dizendo que respeitaria a decisão do casal que nos acompanhava... embora, intimamente, estivesse na maior torcida para que também optassem por um passeio regado a fortes emoções. Muito bem, o guia já estava arrancando com o bugue quando o casal respondeu que também lhes agradaria um dia de boas emoções.

Explicando em detalhes, quando se pede um passeio com emoção o guia realiza manobras radicais subindo e descendo pelas dunas ao longo do trajeto. Por outro lado, no modo sem emoção o bugueiro faz uma viagem de maneira mais tranquila e sem muitas manobras na intenção de que o turista se sinta seguro e não tenha muitas surpresas.



sábado, 2 de maio de 2015

Dia 14. Calmaria nas estradas nordestinas


Sexta-feira, 15 de agosto de 2014.
De Aquiraz/CE a Natal/RN (500 km).


Um dia de calmaria motocando pelas estradas e contornando o litoral nordestino.  Este é o relato de mais um dia na Expedição Litoral Nordestino, uma viagem de moto que realizei sozinho pelo nordeste brasileiro durante o mês de agosto de 2014. Belíssimas paisagens foram vistas e muitas experiências foram vividas: da calmaria de um encantador pôr do sol em Jericoacoara/CE à fuga alucinada, na calada da noite, em Petrolina/PE... fortes emoções foram vivenciadas. Continue lendo para acompanhar a viagem.

O que se leva da vida... é a vida que se leva! - Barão de Itararé

Trajeto do dia


domingo, 29 de março de 2015

Dia 13. Brincando como criança


Quinta-feira, 14 de agosto de 2014.
De Canoa Quebrada/CE a Aquiraz/CE (150 km).


Às vezes é bom esquecer todos os problemas da vida adulta e, ao menos por alguns instantes, voltar a ser criança. Um dia de loucas brincadeiras nos tobogãs de um parque aquático. Insano!  Este é o relato de mais um dia na Expedição Litoral Nordestino, uma viagem de moto que realizei sozinho pelo nordeste brasileiro durante o mês de agosto de 2014. Belíssimas paisagens foram vistas e muitas experiências foram vividas: da calmaria de um encantador pôr do sol em Jericoacoara/CE à fuga alucinada, na calada da noite, em Petrolina/PE... fortes emoções foram vivenciadas. Continue lendo para acompanhar a viagem.

Ainda que por alguns momentos, é bom sonhar ser criança, lembrar das brincadeiras e alegrias da infância. - Autor desconhecido

Trajeto do dia



Um alvorecer magnífico

O alarme tocou mais cedo do que de costume, ainda de madrugada. Eram 5h15 da manhã quando deixei o hotel, porém, naquele momento o destino não era a estrada. Como mencionado anteriormente, em outro relato, tinha por desafio assistir a todo amanhecer e pôr do sol que me fosse possível ver até o fim da viagem.

domingo, 8 de março de 2015

Dia 12. Desbravando as dunas de Canoa Quebrada


Quarta-feira, 13 de agosto de 2014.
De Jericoacoara/CE a Canoa Quebrada/CE (448 km).

No início do dia o destino era o Beach Park, em Fortaleza, porém, terminou em um belo pôr-do-sol nas dunas de Canoa Quebrada/CE e num passeio pela Broadway... Este é o relato de mais um dia na Expedição Litoral Nordestino, uma viagem de moto que realizei sozinho pelo nordeste brasileiro durante o mês de agosto de 2014. Belíssimas paisagens foram vistas e muitas experiências foram vividas: da calmaria de um encantador pôr do sol em Jericoacoara/CE à fuga alucinada na calada da noite em Petrolina/PE... fortes emoções foram vivenciadas. Continue lendo para acompanhar a viagem.

Eu sempre amei o deserto. A gente senta numa duna de areia. Não se vê nada. Não se sente nada. E no silêncio alguma coisa irradia. - O Pequeno Príncipe

Trajeto do dia


quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Dia 11. A Pedra Furada


Terça-feira, 12 de agosto de 2014.
Jericoacoara/CE (0 km).


Em mais um dia de passeios por Jericoacoara/CE, vi cavalos marinhos, caranguejos de Mangue Seco e desfrutei a bela paisagem da Lagoa de Tatajuba... Este é o relato de mais um dia na Expedição Litoral Nordestino, uma viagem de moto que realizei sozinho pelo nordeste brasileiro durante o mês de agosto de 2014. Belíssimas paisagens foram vistas e muitas experiências foram vividas: da calmaria de um encantador pôr do sol em Jericoacoara/CE à fuga alucinada na calada da noite em Petrolina/PE... fortes emoções foram vivenciadas. Continue lendo para acompanhar a viagem.
A vida é um passeio por onde gostamos de estar. Mas passa logo. - Paola Rhoden


Trajeto do dia

  • Farol do Serrote.
  • Pedra Furada.
  • Rio Guriú (cavalos marinhos).
  • Lagoa de Tatajuba.
  • Pôr do sol na praia da Malhada, em Jericoacoara/CE.

Um belo alvorecer

Toc... Toc... Toc... Ouvi alguém bater na porta do meu quarto às 4h45 da madrugada. Era o funcionário do Hostel (albergue) lembrando-me sobre o passeio que tinha combinado com o Josué. Conforme disse no relato do dia anterior, o Josué era um turista vindo de Olinda/BA e tínhamos tratado de acordarmos bem cedo para vermos o alvorecer do dia no Farol do Serrote, o ponto mais alto da vila de Jericoacoara.

quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Dia 10. Um paraíso na terra


Segunda-feira, 11 de agosto de 2014.
Jericoacoara/CE (0 km).


Em Jericoacoara/CE, os belíssimos passeios por entre lagoas, dunas e o pôr do sol cinematográfico fizeram-me pensar que era o paraíso na terra... Este é o relato de mais um dia na Expedição Litoral Nordestino, uma viagem de moto que realizei sozinho pelo nordeste brasileiro durante o mês de agosto de 2014. Belíssimas paisagens foram vistas e muitas experiências foram vividas: da calmaria de um encantador pôr do sol em Jericoacoara/CE à fuga alucinada na calada da noite em Petrolina/PE... fortes emoções foram vivenciadas. Continue lendo para acompanhar a viagem.
A vida é um paraíso, mas os homens não o sabem e não se preocupam em sabê-lo. - Fiódor Dostoiévski


Trajeto do dia

  • Lagoa do Paraíso.
  • Lagoa Azul.
  • Praia do Preá.
  • Árvore da Preguiça.
  • Duna do pôr do sol.
Foto retirada da internet. Meramente ilustrativa.


Será que consigo algum passeio?

Muito bem! Como costumeiro, logo cedo pulei da cama. Às 7h acordei, troquei de roupa e antes mesmo de tomar café fui conversar com o funcionário da recepção a fim de saber se havia notícia sobre vaga em algum passeio. Estava apreensivo, pois, para alguns dos passeios os bugues saem cedo (em torno de 8h) por causa da distância que precisam percorrer e do itinerário. Consequentemente, madruguei para tentar “caçar” vaga em algum bugue que, de preferência, passasse pelos locais que eu desejava visitar.

sábado, 17 de janeiro de 2015

Dia 09. Rally de moto nos Lençóis Maranhenses


Domingo, 10 de agosto de 2014.
De Barreirinhas/MA a Jericoacoara/CE (420 km).


Dificuldades em um rally no deserto maranhense. Alguns tombos não impediram a chegada em Jericoacoara/CE... Este é o relato de mais um dia na Expedição Litoral Nordestino, uma viagem de moto que realizei sozinho pelo nordeste brasileiro durante o mês de agosto de 2014. Belíssimas paisagens foram vistas e muitas experiências foram vividas: da calmaria de um encantador pôr do sol em Jericoacoara/CE à fuga alucinada na calada da noite em Petrolina/PE... fortes emoções foram vivenciadas. Continue lendo para acompanhar a viagem.
Obstáculos e dificuldades fazem parte da vida. E a vida é a arte de superá-los. - Mestre DeRose

Trajeto do dia

Foto retirada do Google Maps. Meramente ilustrativa.


Uma difícil escolha.

Uma vez tendo chegado aos Lençóis Maranhenses, a partir daí, minha programação tinha por objetivo retornar pelas rodovias federais e estaduais que margeiam o litoral brasileiro parando por pelo menos um dia em algumas das praias mais bonitas e badaladas do nordeste. Essa trajetória escolhida tinha logo à frente um paraíso natural: Jericoacoara, no Ceará. Então, estando de malas prontas para partir me vi entre duas opções de trajeto:

quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Dia 08. Um belíssimo passeio pelos Lençóis Maranhenses


Sábado, 09 de agosto de 2014.
Barreirinhas / MA (0 km).


Descobrindo os Lençóis Maranhenses. Travessia de rios, banho em lagoas e caminhada no deserto foram as atividades do dia... Este é o relato de mais um dia na Expedição Litoral Nordestino, uma viagem de moto que realizei sozinho pelo nordeste brasileiro durante o mês de agosto de 2014. Belíssimas paisagens foram vistas e muitas experiências foram vividas: da calmaria de um encantador pôr do sol em Jericoacoara/CE à fuga alucinada na calada da noite em Petrolina/PE... fortes emoções foram vivenciadas. Continue lendo para acompanhar a viagem.
O que dá beleza ao deserto é que esconde um poço de água em alguma parte. - Saint-Exupêry


Trajeto do dia

  • Rio Preguiças (Povoado Tapuio e outros vilarejos);
  • Lençóis Maranhenses (Lagoa bonita).

Investigando o ambiente

Enfim... Os Lençóis Maranhenses. Ansioso que estava, acordei cedo e esperei pelo horário da primeira atividade do dia, um passeio de barco pelo rio Preguiças e vilarejos espalhados pelas suas margens. Enquanto isso, dei uma volta pelo interior do hotel para conhecê-lo. Vi que existia um espaço bastante agradável, com mesas e cadeiras na beirada do rio, e lá sentei-me para esperar.




Categorias