Translate to your language

quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

Dia 07. Evitando confusão


Sexta-feira, 08 de agosto de 2014.

De Teresina/PI a Barreirinhas/MA (633 km).


Os Lençóis Maranhenses já estavam logo ali e, aparentemente, não seria tão complicado alcançar o destino do dia. Ledo engano!.. Este é o relato de mais um dia na Expedição Litoral Nordestino, uma viagem de moto que realizei sozinho pelo nordeste brasileiro durante o mês de agosto de 2014. Belíssimas paisagens foram vistas e muitas experiências foram vividas: da calmaria de um encantador pôr do sol em Jericoacoara/CE à fuga alucinada na calada da noite em Petrolina/PE... fortes emoções foram vivenciadas. Continue lendo para acompanhar a viagem.
É comprida a estrada que vai desde a intenção até à execução. - Jean Molière

Trajeto do dia


Vida de viajante é esta: acordar cedo para ter mais tempo de claridade na estrada, evitando viajar à noite. Consequentemente, aproveitando o bom hábito dos últimos dias, madruguei novamente. Às 5h15, já estava de pé preparando-me para enfrentar mais um dia de viagem.

domingo, 7 de dezembro de 2014

Dia 06. Um olho no volante e outro nos roda-duras


Quinta-feira, 07 de agosto de 2014.
De Petrolina/PE a Teresina/PI (635 km).


Em mais um dia da expedição ao Nordeste, a viagem continua rumo aos Lençóis Maranhenses e outro Estado é alcançado, o Piauí... Este é o relato de mais um dia na Expedição Litoral Nordestino, uma viagem de moto que realizei sozinho pelo nordeste brasileiro durante o mês de agosto de 2014. Belíssimas paisagens foram vistas e muitas experiências foram vividas: da calmaria de um encantador pôr do sol em Jericoacoara/CE à fuga alucinada na calada da noite em Petrolina/PE... fortes emoções foram vivenciadas. Continue lendo para acompanhar a viagem.
Tempos de muita calmaria sempre me causam aflição! - Red Rose

Trajeto do dia


Hummm! Você vai ter que dar a volta


Depois do susto e das dificuldades vividas no início da noite anterior em que saí às pressas do primeiro hotel onde me registrara, consegui encontrar um lugar onde pude dormir e descansar com mais calma. Penso que com toda aquela desconfiança que havia ficado foi muito melhor ter mudado o local de pernoite, pois, se tivesse continuado no primeiro lugar contratado, sem dúvida nenhuma, não teria dormido direito e muito provavelmente não descansaria o suficiente.

quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Dia 05. Minha nossa! É melhor sair logo daqui


Quarta-feira, 06 de agosto de 2014.
De Lençóis/BA a Petrolina/PE (700 km).

Um dia de viagem que deveria ser, aparentemente, calmo e tranquilo termina em fuga, desconfiança e receio de assalto em Petrolina/PE... Este é o relato de mais um dia na Expedição Litoral Nordestino, uma viagem de moto que realizei sozinho pelo nordeste brasileiro durante o mês de agosto de 2014. Belíssimas paisagens foram vistas e muitas experiências foram vividas: da calmaria de um encantador pôr do sol em Jericoacoara/CE à fuga alucinada na calada da noite em Petrolina/PE... fortes emoções foram vivenciadas. Continue lendo para acompanhar a viagem.
Trame, planeje, calcule, postule, o quanto quiser. Sempre existirão surpresas à sua frente. Conte com isso! - Henry Miller

Trajeto do dia




Um café da manhã nada saudável

Costumeiramente, a cantoria da banda AC/DC se encarregou de colocar-me de pé na manhã desse dia de viagem, que seria bem longo. Acordei às 5h15 e, como já havia organizado a maior parte da bagagem na noite anterior, não tive muito trabalho para juntar tudo e carregar a moto.

O café da manhã na pousada não estaria disponível até o horário em que desejava partir, então, sabendo disso, convenientemente, no fim da tarde do dia anterior havia comprado algo para substituir o café. Tomei achocolatado de caixinha e comi umas barras de cereal de chocolate acompanhados daqueles bolinhos industrializados, também, de chocolate.

terça-feira, 4 de novembro de 2014

Dia 04. Bobeou, dançou


Terça-feira, 05 de agosto de 2014.
Lençóis/BA (0 km).

Uma bela visita aos poços Encantado e Azul, na Chapada Diamantina, e a frustração por um acidente no final do dia... Este é o relato de mais um dia na Expedição Litoral Nordestino, uma viagem de moto que realizei sozinho pelo nordeste brasileiro durante o mês de agosto de 2014. Belíssimas paisagens foram vistas e muitas experiências foram vividas: da calmaria de um encantador pôr do sol em Jericoacoara/CE à fuga alucinada na calada da noite em Petrolina/PE... fortes emoções foram vivenciadas. Continue lendo para acompanhar a viagem.
Muitas pessoas acham que estão na vida a passeio, pena que muitos quando acordam para a verdadeira realidade, já é muito tarde. - Jorge Tolim


Trajeto do dia

  • Poço Encantado (município de Itaetê/BA);
  • Poço Azul (município de Nova Redenção/BA).
Foto retirada da internet. Meramente ilustrativa.

O Poço Encantado


Mais uma vez estava de pé, logo cedo, esperando a chegada dos guias André e Josemar para o passeio que seria a visita aos poços Azul e Encantado. Assim, enquanto aguardava lembrei-me de registrar uma foto da “gambiarra” feita para segurar o protetor de corrente que havia quebrado na estrada dias antes.

quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Dia 03. Férias 2014 - Aberta a temporada de passeios


Segunda-feira, 04 de agosto de 2014.
Lençóis/BA (0 km).

No terceiro dia de férias começa a temporada de passeios das férias de 2014. Um dia de visita a diversos pontos turísticos na Chapada Diamantina... Este é o relato de mais um dia na Expedição Litoral Nordestino, uma viagem de moto que realizei sozinho pelo nordeste brasileiro durante o mês de agosto de 2014. Belíssimas paisagens foram vistas e muitas experiências foram vividas: da calmaria de um encantador pôr do sol em Jericoacoara/CE à fuga alucinada na calada da noite em Petrolina/PE... fortes emoções foram vivenciadas. Continue lendo para acompanhar a viagem.
Quem está na vida a passeio tem como maior preocupação ver, preferencialmente, as belas paisagens. - Graça Leal


Trajeto do dia

  • Cachoeira do Pato;
  • Poço do Diabo;
  • Morro do Pai Inácio;
  • Gruta da Lapa Doce;
  • Gruta Azul;
  • Gruta da Pratinha;
  • Lagoa da Pratinha.
Foto retirada da internet. Meramente ilustrativa.


Será que esqueceram de mim?

Muito bem, já era hora. Estava aberta a temporada de passeios das férias de 2014 e, às
7h, encontrava-me pronto para levantar da cama. Como combinado na noite anterior, os guias do passeio chegariam na pousada a partir das 8h30. Lembro que havia tentado marcar a visita aos poços Azul e Encantado primeiramente, contudo, por ser um passeio demorado e de logística mais complicada, não houve a possibilidade de contratá-lo antes. No caso desse trajeto as agências preferem que o carro saia com lotação cheia, porém, ainda havia lugares disponíveis. Assim, deixei meu nome e telefone para que pudessem contatar-me na hipótese das cadeiras restantes serem ocupadas.

quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Dia 02. “No meio do caminho tinha uma pedra”, ou melhor, buracos


Domingo, 03 de agosto de 2014.
De Espinosa/MG a Lençóis/BA (599 km).


Uma aventura pelos atalhos do sertão baiano. Um dia de muito calor, estradas ruins e alguns contratempos... Este é o relato de mais um dia na Expedição Litoral Nordestino, uma viagem de moto que realizei sozinho pelo nordeste brasileiro durante o mês de agosto de 2014. Belíssimas paisagens foram vistas e muitas experiências foram vividas: da calmaria de um encantador pôr do sol em Jericoacoara/CE à fuga alucinada na calada da noite em Petrolina/PE... fortes emoções foram vivenciadas. Continue lendo para acompanhar a viagem.
Não tenhamos pressa, mas não percamos tempo... - José Saramago


Trajeto do dia




Vamos! Vamos! Já é hora de levantar.

Muito bem. Após boa noite de sono sob os cuidados do ar-condicionado do quarto, acordei 6h da matina com a gritaria do AC/DC – Highway to Hell – que começou a tocar no celular. Logo estava de pé, tomando achocolatado de caixinha e comendo barras de cereal, pois, o
café da manhã no hotel somente seria servido a partir das 8hs e não estava disposto a esperar.

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Dia 01. Desse jeito a viagem não rende


Sábado, 02 de agosto de 2014.
De Belo Horizonte/MG a Espinosa/MG (700 km).


No primeiro dia de viagem acidentes e congestionamentos já dão indícios de que seria uma grande aventura pelo nordeste do Brasil... Este é o relato de mais um dia na Expedição Litoral Nordestino, uma viagem de moto que realizei sozinho pelo nordeste brasileiro durante o mês de agosto de 2014. Belíssimas paisagens foram vistas e muitas experiências foram vividas: da calmaria de um encantador pôr do sol em Jericoacoara/CE à fuga alucinada na calada da noite em Petrolina/PE... fortes emoções foram vivenciadas. Continue lendo para acompanhar a viagem.

Mesmo que já tenha feito uma longa caminhada, sempre haverá mais um caminho a percorrer - Santo Agostinho


Trajeto do dia




E aí? Vai para o nordeste mesmo?

Pois bem, a partir de agora inicio o relato da viagem que fiz de moto ao nordeste do Brasil, realizada durante todo o mês de agosto de 2014. Dessa vez, o primo Pedro, valente companheiro da viagem anterior (a Machu Picchu e deserto do Atacama) não poderia estar presente, pois, por causa de assuntos pessoais a serem resolvidos, ele só teria 15 dias de férias para aproveitar, os quais não seriam suficientes para acompanhar o atual percurso programado.

sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Expedição Litoral Nordestino - Trajeto da viagem


Do interior ao litoral, visitando parques, praias e cânions... Este é o relato da Expedição Litoral Nordestino, uma viagem de moto que realizei sozinho pelo nordeste brasileiro durante o mês de agosto de 2014. Belíssimas paisagens foram vistas e muitas experiências foram vividas: da calmaria de um encantador pôr do sol em Jericoacoara/CE à fuga alucinada na calada da noite em Petrolina/PE... fortes emoções foram vivenciadas. Continue lendo para acompanhar a viagem.

PERCURSO EXECUTADO da "Expedição Litoral Nordestino" (mapa atualizado). Veja-o em sua versão original:

Visualizar ExpLitoralNordestinoExecutado em um mapa maior.

Curiosidades do percurso executado

  • 9.000 km rodados.
  • 30 dias de viagem.
  • 13 estados (Minas Gerais, Bahia, Piauí, Maranhão, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo).
  • 2 correntes de motocicleta arrebentadas e alguns sustos.


Pontos turísticos visitados
  • Parque Nacional da Chapada Diamantina.
  • Cânion do Xingó, no Rio São Francisco (Canindé do São Francisco/SE).
  • Lençóis Maranhenses.
  • Praias do Nordeste.
    • Jericoacoara/CE.
    • Fortaleza/CE - Beach Park (parque aquático e praia).
    • Canoa Quebrada/CE.
    • Natal/RN - Dunas de Genipabu.
    • Pipa/RN.
    • Porto de Galinhas/PE.
    • Tamandaré/PE - Praia dos Carneiros.
    • Maragogi/AL.
    • Armação dos Búzios/RJ.
    Pontos turísticos planejados e NÃO visitados
    • São Miguel dos Milagres/AL.
    • Trancoso / Arraial D'Ajuda/BA.
    • Arraial do Cabo/RJ.
    * O motivo dessas praias terem sido cortadas do trajeto foi o mau tempo que impediu a realização de qualquer tipo de passeio, seja na terra ou no mar.


    PERCURSO PLANEJADO para a realização da viagem:


    segunda-feira, 21 de julho de 2014

    Um mergulho no céu



    Você se lembra de algum sonho em que se encontrava caindo de um lugar bem alto e, mesmo tendo uma leve consciência da situação, não conseguia acordar para se livrar da sensação angustiante da queda, de ver o chão se aproximando rapidamente?


    Muito legal! Vou contar para a vovó.


    Recentemente, saí para realizar um passeio de avião com o "Galinha" e a "Isa". Pessoal bastante atencioso. Deixam-nos bem tranquilos e despreocupados. VIP mesmo!
    Funciona assim: você compra a passagem para um passeio de avião e, chegando bem cedo, o dia começa com sombra, água fresca e boa roda de prosa recostado em uma confortável poltrona. 
    Depois, os anfitriões, atenciosos que são com os visitantes, lhe dão um macacão diferente para vestir, decerto para proteger do frio das alturas! Em seguida, você sai em uma caminhada pelo bosque até o ponto de embarque, onde vê muitas plantinhas e árvores enormes, escuta os passarinhos cantando e aprecia o caminhar... 
    Então, entra na aeronave, ela decola e começa a subir rapidamente. Tudo sendo registrado pelos seus guias de passeio. Mais adiante, avista a paisagem ao longe, de muito alto. Se o céu estiver com nuvens, você transpõe os belos flocos de nuvens até cruzá-los e poder ver o sol e apreciar o amanhecer. 
    Dizem que o ar das montanhas é mais limpo, mais puro, melhor para se respirar. Assim, lá no alto, bem acima das montanhas, já em uma altura bastante elevada, os seus guias deixam entrar um pouco do ar puro da altitude... 
    Ahhh! Fantástico! Viu só que legal? Bem radical! "Pode ir sô." É tudo tranquilo. Igual a "carrinho bate-bate" de parque de diversão. No fim do passeio, quando chegar no chão, você liga e conta tudo pra vovó.


    Calma! Eu posso explicar tudo.

    Não entendeu nada? Pois bem, sente-se. Esse foi o comentário que deixei no site de uma empresa que realiza passeios de avião, em Boituva/SP, no interior do estado de São Paulo. Foi apenas um depoimento que fiz a respeito das sensações tidas ao realizar o voo.

    O passeio foi realizado na segunda-feira de carnaval (2014), mas, a ideia eu já havia tentado colocar em prática durante umas 4 ou 5 semanas antes. Após ter contratado a atração, tentei me deslocar de BH/MG para Boituva/SP por duas vezes nesse período. Contudo, fui frustrado em ambas as ocasiões por causa do mau tempo que impediu que a aeronave decolasse. Nessas duas vezes anteriores eu havia ligado para a agência de Boituva/SP a fim de saber como estavam as condições do tempo por lá. Porém, recebi a notícia de que o compromisso teria que ser prorrogado por causa do mau tempo, resultando na impossibilidade de decolagem.


    Melhor contar desde o início

    Assim, na terceira tentativa não houve escapatória, pois, parti de BH/MG no fim da tarde de sexta-feira e início das festividades do carnaval/2014, sob céu nublado, chuviscos e algum movimento de veículos. Dessa vez eu teria o carnaval inteiro para esperar pelo bom tempo que nos permitiria alçar voo.



    quinta-feira, 15 de maio de 2014

    Minha história no motociclismo: como tudo começou


    Assim como formatamos nosso curriculum vitae para apresentação profissional, com nosso histórico de conhecimentos e realizações no mundo corporativo, não poderia deixar de fazer o mesmo aqui neste site, porém, não como alguém que apresenta sua vida profissional em uma entrevista de emprego, mas, como um motociclista aventureiro que conta a história de seu “curriculum motociclístico” e algumas de suas experiências vividas em veículos de duas rodas... Aí vai, segure-se!

    Perda total

    Já bem cedo na vida me percebi claramente tendencioso para esse mundo do motociclismo, do "vento na cara". De espírito inquieto, comecei minha experiência de vida sobre veículos de duas rodas já na infância, agitada e “encapetada”. Em verdade, o início não foi em duas rodas, mas, em três.

    quinta-feira, 8 de maio de 2014

    Arrumando a bagagem para uma viagem de moto: com medo, indiferença ou cautela?


    Como você arruma sua bagagem em viagens de moto? Com medo, indiferença ou cautela?

    Decidi viajar de moto, e por muitos dias. E agora, o que levar na bagagem? De quais roupas vou precisar? E se eu ficar doente... remédios? A moto pode apresentar algum problema, devo levar peças sobressalentes? Será que somente o tanque de gasolina da moto é suficiente para cobrir todas as distâncias?

    Em viagens de moto, quando se vai logo ali, no “quintal de casa”, e o tempo de trânsito em estrada (seja na ida ou na volta) não durará mais que um dia, fica mais fácil pensar em quais roupas e utensílios levar. Por outro lado, em percursos maiores, pode ser bem mais difícil identificar e separar os itens que realmente serão essenciais para as necessidades do dia a dia daqueles que escolhemos levar apenas para criar a falsa ilusão de que teremos conosco tudo o que é preciso para resolver qualquer inconveniente.

    quinta-feira, 24 de abril de 2014

    Viagem de moto: links para aprender com a experiência dos outros



    Quando se decide realizar uma grande viagem de moto, principalmente, abrangendo roteiros no exterior é essencial ter um conhecimento bem completo dos lugares por onde se vai passar e sobre as condições que as motos e motociclistas enfrentarão. No início, a falta de informação gera muitas dúvidas e receios, porém, à medida em que o planejamento da jornada avança, as preocupações diminuem e cedem lugar à confiança de saber o que esperar em cada ponto da viagem.

    Foi ele! Foi ele!

    Então, ao longo da estruturação do trajeto da viagem e da busca pela elucidação das inúmeras dúvidas iniciais, pesquisei e encontrei uma grande variedade de referências (links) na internet que continham relatos de motociclistas a respeito de suas viagens, além de diversas outras experiências de aventureiros em quatro rodas.

    Mapas rodoviários impressos e para GPS


    Na realização de qualquer viagem (de carro ou moto), dependendo do destino a ser seguido, trafegar sem aparelho de #GPS (Global Positioning System) ou guias rodoviários pode ser uma verdadeira tortura. Ter que parar ou procurar alguém a fim de solicitar informações a respeito do caminho a ser feito (isso se ainda houver alguém por perto) pode ser muito enfadonho e ainda levar ao atraso da viagem, principalmente, quando inadvertidamente se toma o acesso errado num cruzamento ou desvio.

    Aqueles que já ficaram perdidos se sensibilizam com o que falo. É aquela entrada, meio escondida, por onde se passa direto e só se vai perceber o erro quilômetros à frente. Ou a encruzilhada em que se chega, com dois caminhos diversos, um para a direita outro para a esquerda, e onde não se vê placa indicativa de qual rumo tomar. Ou, ainda, a buzina descontrolada do motorista enlouquecido, no veículo detrás, nos pressionando nas movimentadas avenidas das grandes cidades enquanto precisamos ir mais devagar para prestarmos maior atenção às placas indicativas de direção.

    terça-feira, 22 de abril de 2014

    Motociclistas aventureiros da Expedição América do Sul


    No mês de setembro de 2013, dois primos passaram por uma grande aventura de moto nas montanhas andinas e deserto do Atacama. Aqui, somos apresentados, os dois motociclistas Aventureiros dessa grande jornada:

    GILBERTO
    PEDRO
    Motociclista aventureiro Gilberto.
    Motociclista aventureiro Pedro.

    Durante 31 dias, realizamos uma grande viagem, de mais de 10.000 km, que passou por vários estados brasileiros (Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul, Paraná, São Paulo e Distrito Federal) e alguns países da América do Sul tais como Bolívia, Peru, Chile e Argentina. Alguns dos pontos turísticos por onde passamos foram:

    Bolívia
    • Estrada da morte (Camino a los Yungas), entre as cidades de La Paz e Coroico. (Localização no Google Maps: -16.195223,-67.7423)
    • Ilha do sol, na cidade de Copacabana, quase na fronteira com o Peru. (Localização no Google Maps: -16.011826,-69.179535)
    Peru
    • Salinas de Maras, a 40 km ao norte da cidade de Cusco, onde os moradores do vilarejo de Maras possuem pequenos tanques para produção de sal. (Localização no Google Maps: -13.297922,-72.155027)
    • Machu Picchu, a “cidade perdida dos Incas”, próximo a Cusco. (Localização no Google Maps: -13.164719,-72.546608)
    • Vale do Colca (Colca Canyon), um cânion profundo localizado uns 100 km a noroeste da cidade de Arequipa, bem perto da cidade de Chivay. (Localização no Google Maps: -15.60419,-71.891441)
    Chile
    • Deserto do Atacama, nas proximidades da cidade de San Pedro de Atacama, onde pudemos visitar os Geisers del Tatio e algumas lagoas formadas na região. (Localização no Google Maps: -22.879971,-68.196259)
    Argentina
    • Norte da Argentina, onde provamos um belo churrasco argentino e testamos nossa paciência em uma infindável reta de 500 km. (Localização no Google Maps: -26.332807,-61.655273)
    Um relato completo dessa grande aventura pode ser lido a partir do link a seguir: Dia 01. Adiantar para descansar. As categorias “Viagem”, “Atacama”, “Machu Picchu” também podem disponibilizar o acesso ao relato completo da viagem.

    O trajeto planejado e realizado pode ser visto no link Trajeto da viagem.

    quinta-feira, 10 de abril de 2014

    Dia 31. Uma onda atrás da outra


    Domingo, 29 de setembro de 2013.
    Santa Rita do Sapucaí/MG/Brasil a Belo Horizonte/MG/Brasil (415 km).

    Por fim, o reencontro com a família em casa. As reflexões no fim da viagem reafirmaram a certeza de um grande aprendizado... Este é o relato de mais um dia na Expedição América do Sul, uma viagem de moto que fiz acompanhado do primo Pedro passando por alguns países da América do Sul durante o mês de setembro de 2013. Uma viagem extraordinária em que foram vivenciadas muitas emoções ao longo do trajeto. Passamos calor e frio, tivemos alegrias e dificuldades, momentos de tranquilidade e apreensão. Continue lendo para acompanhar a viagem.


    Trajeto do dia:


    Trajeto detalhado:


    Reta de chegada

    Estando tranquilo com relação ao horário, acordei pelas 9h. A tia Nazira já não estava em casa, pois, tinha uma viagem programada para esse dia e já havia saído. Então, tomei café da manhã sozinho. Depois, fui assistir um pouco de televisão e esperar até que o Pedro levantasse.

    Precisava copiar os arquivos de foto e vídeo que ele havia registrado na viagem, a fim de poder escrever esses relatos com informações e ilustrações mais completas. Eram muitos e já esperava sair tarde nesse dia, muito provavelmente, somente depois do almoço.

    domingo, 6 de abril de 2014

    Dia 30. Vai um churrasquinho aí?


    Sábado, 28 de setembro de 2013.
    Santa Rita do Sapucaí/MG/Brasil (0 km).

    Enfim, no quintal de casa. Tomando o último fôlego num churrasco com os amigos e parentes para comemorar uma grande viagem... Este é o relato de mais um dia na Expedição América do Sul, uma viagem de moto que fiz acompanhado do primo Pedro passando por alguns países da América do Sul durante o mês de setembro de 2013. Uma viagem extraordinária em que foram vivenciadas muitas emoções ao longo do trajeto. Passamos calor e frio, tivemos alegrias e dificuldades, momentos de tranquilidade e apreensão. Continue lendo para acompanhar a viagem.


    Trajeto do dia

    • Santa Rita do Sapucaí/MG


    Após uma boa noite de descanso, acordei e fui tomar café. Esperei o Pedro e, em seguida, fomos levar as motos para uma rápida manutenção em uma oficina de motocicletas. O Pedro só precisava trocar o óleo do motor. Com relação à minha moto, expliquei ao mecânico o problema com a corrente e sobre o receio que eu tinha de que ela terminasse por se arrebentar a qualquer momento. Então, ele comentou que daria uma olhada nas peças que funcionam em conjunto com a corrente, mas, de qualquer forma, só de “bater o olho” já sugeriu que ela também fosse trocada, pois, naturalmente, era uma peça de menor qualidade.

    Assim, deixamos as motos na oficina umas 10h ficando acertado pegá-las por volta das 16h.

    Almoçamos com alguns parentes e, até o horário de buscar as motos, ficamos de conversa fiada contando e relembrando os casos da viagem.

    Mais à tarde, o mecânico ligou para avisar que o trabalho estava concluído e, então, fui buscar a moto. Como combinado, a corrente da minha moto foi substituída por outra de maior robustez e, certamente, não daria mais problema e a viagem poderia ser concluída sem maiores dificuldades.


    Churrasco para comemorar

    Em seguida, finalmente, churrasco. Até ocorreu uma coincidência a respeito disso. Dois dias antes tínhamos combinado com o primo Tiago de assarmos uma carne para comemorarmos a chegada da viagem, porém, como um outro primo, também chamado Thiago, estava na cidade e nesse mesmo dia comemoraria seu aniversário, então, mudamos o itinerário e fomos prestigiar o primo aniversariante.


     Foto retirada da internet

    quinta-feira, 3 de abril de 2014

    Dia 29. Essa corrente vai acabar arrebentando


    Sexta-feira, 27 de setembro de 2013.
    De Maringá/PR/Brasil a Santa Rita do Sapucaí/MG/Brasil (905 km).

    Aperta aqui, aperta ali. De Maringá/PR ao sul das Minas Gerais, um dia inteiro dando manutenção em uma corrente de motocicleta... Este é o relato de mais um dia na Expedição América do Sul, uma viagem de moto que fiz acompanhado do primo Pedro passando por alguns países da América do Sul durante o mês de setembro de 2013. Uma viagem extraordinária em que foram vivenciadas muitas emoções ao longo do trajeto. Passamos calor e frio, tivemos alegrias e dificuldades, momentos de tranquilidade e apreensão. Continue lendo para acompanhar a viagem.


    Trajeto do dia:


    Trajeto detalhado:



    Já é como estar em casa

    Como tínhamos alugado um quarto no andar térreo, bem em frente à recepção, onde o café era servido, então, fui acordado pelo barulho da movimentação no lado de fora e não consegui dormir mais. Saímos pelas 9h30, no sentido para Londrina.

    Preciso dizer que antes de sairmos, tive que apertar a corrente que, no dia anterior, identifiquei ter ficado folgada novamente. Na revisão que faria em BH, na moto, certamente pediria ao mecânico que trocasse a corrente novamente e verificasse as peças relacionadas a fim de identificar qualquer outro problema que estivesse influenciando nesse inconveniente que já me dava trabalho desde San Pedro de Atacama/CL.

    quarta-feira, 2 de abril de 2014

    Dia 28. Rally na Argentina


    Quinta-feira, 26 de setembro de 2013.
    De Posadas/Argentina a Maringá/PR/Brasil (730 km).

    Agora sim, voltando ao Brasil. Mas, não sem antes participar de um rally argentino onde motos tombaram e desencontros aconteceram... Este é o relato de mais um dia na Expedição América do Sul, uma viagem de moto que fiz acompanhado do primo Pedro passando por alguns países da América do Sul durante o mês de setembro de 2013. Uma viagem extraordinária em que foram vivenciadas muitas emoções ao longo do trajeto. Passamos calor e frio, tivemos alegrias e dificuldades, momentos de tranquilidade e apreensão. Continue lendo para acompanhar a viagem.


    Trajeto do dia:


    Trajeto detalhado:

    Vamos tentar mais uma vez

    Acordamos cedo e por volta das 8h saímos do hotel. Seguimos em direção à estrada  pelo mesmo caminho do dia anterior, porém antes, por causa dos gastos excessivos do dia anterior, tivemos que achar um caixa eletrônico para retirarmos mais algum dinheiro. (Leia o relato do Dia 27 – Paciência! Incidentes acontecem para saber o que aconteceu).

    terça-feira, 1 de abril de 2014

    Dia 27. Paciência! Incidentes acontecem


    Quarta-feira, 25 de setembro de 2013.
    Posadas/Argentina (60 km).

    Bem perto do Brasil, problemas aconteceram. Em Posadas/AR, uma corrente de motocicleta solta nos impediu de visitar as Cataratas do Iguaçu... Este é o relato de mais um dia na Expedição América do Sul, uma viagem de moto que fiz acompanhado do primo Pedro passando por alguns países da América do Sul durante o mês de setembro de 2013. Uma viagem extraordinária em que foram vivenciadas muitas emoções ao longo do trajeto. Passamos calor e frio, tivemos alegrias e dificuldades, momentos de tranquilidade e apreensão. Continue lendo para acompanhar a viagem.

    Ainda bem que não enroscou na roda

    Às 9h já estávamos prontos, com as motos carregadas com a bagagem e saindo do hotel. Como estávamos a apenas 300 km da fronteira com o Brasil, se tudo corresse bem, visitaríamos as Cataratas do Iguaçu do lado argentino, no período da tarde.




    Sem muita complicação encontramos o caminho para a rodovia. Logo na saída da cidade, passamos por alguns radares de velocidade. Íamos andando bem, de forma tranquila, até chegarmos ao primeiro pedágio, a 60 km do hotel onde havíamos hospedo em Posadas/AR.

    segunda-feira, 31 de março de 2014

    Dia 26. Uma reta de 500 km


    Terça-feira, 24 de setembro de 2013.
    Pampa Del Infierno/Argentina a Posadas/Argentina (583 km).


    Qual foi a maior reta que já pegou em estradas? Pois bem, a nossa foi de 500 km, entre Salta e Resistencia, ao norte da Argentina... Este é o relato de mais um dia na Expedição América do Sul, uma viagem de moto que fiz acompanhado do primo Pedro passando por alguns países da América do Sul durante o mês de setembro de 2013. Uma viagem extraordinária em que foram vivenciadas muitas emoções ao longo do trajeto. Passamos calor e frio, tivemos alegrias e dificuldades, momentos de tranquilidade e apreensão. Continue lendo para acompanhar a viagem.


    Trajeto do dia:


    Trajeto detalhado:


    ...e na estrada havia uma reta

    Começamos o dia saindo às 10h, com céu completamente sem nuvens, porém, com alguma friagem. Ao iniciarmos a viagem, nos deparamos com uma estrada não muito boa, pois, em diversos trechos, o asfalto era formado por muitos frisos, de um lado a outro da pista. Isso fazia com que andássemos mais devagar, em torno de 90 a 100 km/h, a fim de evitar que a moto ficasse desgovernada. Em outras palavras, como esses frisos no asfalto não seguiam uma linha completamente reta, ao chegar em uma velocidade mais elevada, a moto passava a ter um comportamento diferente que poderia ir até o nível do incontrolável, caso a aceleração não fosse reduzida.

    sábado, 29 de março de 2014

    Dia 25. Perdidos no espaço


    Segunda-feira, 23 de setembro de 2013.
    San Salvador de Jujuy/Argentina a Pampa Del Infierno/Argentina (631 km).

    Sem GPS, tivemos dificuldade em encontrar o caminho para a Ruta 16, no norte da Argentina, que leva à fronteira com o Brasil... Este é o relato de mais um dia na Expedição América do Sul, uma viagem de moto que fiz acompanhado do primo Pedro passando por alguns países da América do Sul durante o mês de setembro de 2013. Uma viagem extraordinária em que foram vivenciadas muitas emoções ao longo do trajeto. Passamos calor e frio, tivemos alegrias e dificuldades, momentos de tranquilidade e apreensão. Continue lendo para acompanhar a viagem.

    Trajeto do dia:



    Trajeto detalhado:


    A angústia da solidão

    Muito bem! Já de pé e tendo tomado o café da manhã, era hora de carregar a moto com a bagagem. Enquanto arrumava meus pertences lembrei-me do nosso companheiro de estrada do dia anterior. Contara-nos que estava em um grupo de cinco motociclistas e que ele e seu amigo acidentado tinham optado por ficar um dia a mais em San Pedro de Atacama/CL, enquanto os outros optaram por seguir viagem de volta para o Brasil.

    quarta-feira, 26 de março de 2014

    Dia 24. Tempestades de areia, frio, acidentes e gases nocivos


    Domingo, 22 de setembro de 2013.
    De San Pedro de Atacama/CL a San Salvador de Jujuy/AR (490 km).

    Um dia truculento no Paso Jama, fronteira Chile-Argentina: frio, ventos fortes, tempestades de areia, acidentes e muitas curvas... Este é o relato de mais um dia na Expedição América do Sul, uma viagem de moto que fiz acompanhado do primo Pedro passando por alguns países da América do Sul durante o mês de setembro de 2013. Uma viagem extraordinária em que foram vivenciadas muitas emoções ao longo do trajeto. Passamos calor e frio, tivemos alegrias e dificuldades, momentos de tranquilidade e apreensão. Continue lendo para acompanhar a viagem.


    Trajeto do dia


    Trajeto detalhado


    Preparativos para a partida

    Após acordar, relembrando dos belos passeios realizados em San Pedro, o dia começa com uma caminhada de meia quadra até o restaurante do hotel para tomarmos um reforçado café da manhã. Inicialmente, o roteiro planejado reservara dois dias completos de passeio pelo deserto do Atacama, nas redondezas de San Pedro, entretanto, haja vista as circunstâncias pelas quais passamos e os problemas ocorridos no percurso, até então, fomos obrigados a desfrutar apenas um dia de visita.

    quinta-feira, 6 de março de 2014

    Dia 23. Perdidos no tempo


    Sábado, 21 de setembro de 2013.
    San Pedro de Atacama (0 km).

    Visitamos os Geysers del Tatio, a 4300 metros de altitude, pegamos tempestade de areia e flutuamos nas águas salgadas da Laguna Cejar... Este é o relato de mais um dia na Expedição América do Sul, uma viagem de moto que fiz acompanhado do primo Pedro passando por alguns países da América do Sul durante o mês de setembro de 2013. Uma viagem extraordinária em que foram vivenciadas muitas emoções ao longo do trajeto. Passamos calor e frio, tivemos alegrias e dificuldades, momentos de tranquilidade e apreensão. Continue lendo para acompanhar a viagem.


    Trajeto do dia:
    Gêiseres del Tatio, Laguna Cejar, Olhos do Salar, Laguna Tebinquinche.

    Acerta esse relógio

    Conforme alertado pela funcionária da agência de turismo, nossa carona passaria para nos pegar por volta de 5h15 da madrugada, em frente à portaria principal do hotel.

    Tomados pelo receio de perder a hora, na noite anterior, o Pedro programou seu telefone para tocar às 3h45 que, pontualmente, começou a berrar no horário pretendido. Naturalmente que a preguiça não me deixou levantar da cama sem antes segurar-me por mais uns 10 minutos.

    Passado o sono levanto-me, abro o alforge e pego um pacote de biscoitos para o café da manhã que, mais uma vez, seria no próprio quarto, pois, nenhum café seria servido pelo hotel a essa hora. Algum tempo depois troquei de roupa e coloquei na mochila alguns utensílios que levaria no passeio tais como um uma blusa de frio extra, duas garrafas de água, baterias extras para a câmera, etc...

    Muito bem, com tudo pronto, saímos, e a caminho do ponto de encontro, já ia imaginando como seria o passeio aos “Gêiseres del Tatio”, andando por aquelas cortinas de fumaça lançadas pela terra. Então, ao chegarmos na portaria principal do hotel, fomos recepcionados pelo mesmo funcionário que havia nos apresentado o quarto no dia anterior.


    quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

    Dia 22. Do mar para o deserto


    Sexta-Feira, 20 de setembro de 2013.
    De Tocopilla/Chile a San Pedro de Atacama/Chile (620 km).

    Da abundância de água, junto às margens do oceano pacífico, à secura e aridez do deserto mais alto do mundo: o Atacama, no Chile... Este é o relato de mais um dia na Expedição América do Sul, uma viagem de moto que fiz acompanhado do primo Pedro passando por alguns países da América do Sul durante o mês de setembro de 2013. Uma viagem extraordinária em que foram vivenciadas muitas emoções ao longo do trajeto. Passamos calor e frio, tivemos alegrias e dificuldades, momentos de tranquilidade e apreensão. Continue lendo para acompanhar a viagem.


    Trajeto do dia:


    Trajeto detalhado:


    Excesso de sono

    Após o despertador tocar levantei-me e comecei a arrumar minhas coisas. Quando estava terminando, o Pedro bate na porta do quarto e comunica que tinha perdido a hora (havíamos ficado em quartos separados nesse dia). Enquanto isso, aproveitei para lubrificar a corrente da moto e fazer uma verificação geral, principalmente, nos parafusos aos quais conseguiria ter acesso. 


    Categorias