Translate to your language

terça-feira, 29 de outubro de 2013

Dia 09. Brasileños, no hay comida!


Sábado, 07 de setembro de 2013.
De Quillacollo
/Bolívia a La Paz/Bolívia (360 km)

Brasileiros, vão embora! Aqui não há comida. Bolivianos zombaram de dois motociclistas a 4.400 metros de altitude, em "La Cumbre"... Este é o relato de mais um dia na Expedição América do Sul, uma viagem de moto que fiz acompanhado do primo Pedro passando por alguns países da América do Sul durante o mês de setembro de 2013. Uma viagem extraordinária em que foram vivenciadas muitas emoções ao longo do trajeto. Passamos calor e frio, tivemos alegrias e dificuldades, momentos de tranquilidade e apreensão. Continue lendo para acompanhar a viagem.


Trajeto do dia:
Trajeto de Quillacollo/Bolívia a La Paz/Bolívia - 360 km.
Trajeto de Quillacollo/Bolívia a La Paz/Bolívia.

Trajeto detalhado:
Trajeto detalhado de Quillacollo/Bolívia a La Paz/Bolívia - 360 km.
Trajeto detalhado de Quillacollo/Bolívia a La Paz/Bolívia.

Antes de partir

Acordei pelas 06h30 e fui ver se o Pedro já estava acordado. Em seguida, terminei de organizar minha bagagem e, enquanto ele ainda arrumava suas coisas, saí para tentar achar alguma lan house (estabelecimento que disponibiliza computadores para acesso à internet) aberta para enviar notícias sobre como estávamos. O Pedro também me pediu para imprimir sua entrada para Machu Picchu, mas, na lan house não havia impressora.

sábado, 19 de outubro de 2013

Dia 08. Terremoto em Cochabamba


Sexta-feira, 06 de setembro de 2013.
De Comarapa
/Bolívia a Quillacollo/Bolívia (320 km)


Segurem-se!. Com terremoto não se brinca. Perdidos em Cochabamba e com GPS quebrado nos hospedamos no pé da serra de La Paz... Este é o relato de mais um dia na Expedição América do Sul, uma viagem de moto que fiz acompanhado do primo Pedro passando por alguns países da América do Sul durante o mês de setembro de 2013. Uma viagem extraordinária em que foram vivenciadas muitas emoções ao longo do trajeto. Passamos calor e frio, tivemos alegrias e dificuldades, momentos de tranquilidade e apreensão. Continue lendo para acompanhar a viagem.



Trajeto do dia:
Trajeto de Comarapa/Bolívia a Quillacollo/Bolívia - 320 km.
Trajeto de Comarapa/Bolívia a Quillacollo/Bolívia.
Trajeto detalhado:
Trajeto detalhado de Comarapa/Bolívia a Quillacollo/Bolívia - 320 km.
Trajeto detalhado de Comarapa/Bolívia a Quillacollo/Bolívia.


Saindo no horário marcado

Acordei 6h. Havíamos combinado começar a sair mais cedo, até 8h. Também, já tinha arrumado boa parte da bagagem na noite anterior, a fim de poder encurtar o tempo de organização do restante das coisas. Às 6h30 fui chamar o Pedro e ver se já tinha acordado.

Nesse hotel não serviam café da manhã, então, precisei comer algumas bolachas e chocolates que comprei anteriormente. Arrumamos toda a bagagem e conseguimos sair às 8h, como planejado.

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Dia 07. Uma Lição aprendida


Quinta-feira, 05 de setembro de 2013.
De Samaipata/Bolívia a Comarapa/Bolívia (171 km)

Atrasos e desatenções podem comprometer a programação de uma viagem de moto. Foi perdida a chance de visitar o Salar de Uyuni... Este é o relato de mais um dia na Expedição América do Sul, uma viagem de moto que fiz acompanhado do primo Pedro passando por alguns países da América do Sul durante o mês de setembro de 2013. Uma viagem extraordinária em que foram vivenciadas muitas emoções ao longo do trajeto. Passamos calor e frio, tivemos alegrias e dificuldades, momentos de tranquilidade e apreensão. Continue lendo para acompanhar a viagem.


Trajeto do dia:
Trajeto de Samaipata/Bolívia a Comarapa/Bolívia - 171 km.
Trajeto de Samaipata/Bolívia a Comarapa/Bolívia.

Trajeto detalhado:
Trajeto detalhado de Samaipata/Bolívia a Comarapa/Bolívia - 171 km.
Trajeto detalhado de Samaipata/Bolívia a Comarapa/Bolívia.

Mas que enrolação...

Acordei às 7h, olhei aquela bagunça toda e pensei: "nuuhh!, não vamos sair cedo, nem que a vaca tussa"; então, aproveitei algum tempo para fazer anotações no diário de viagem, já que o Pedro ainda dormia e, quando acordasse, teria mais coisas para organizar do que eu.
Atualizando o diário de viagem.
Atualizando o diário de viagem.

Assim que levantei, coloquei outras baterias da câmera para carregar, tomei vitamina C e algum remédio para garganta, pois, já começava a ficar irritada. 

sábado, 12 de outubro de 2013

Dia 06. Ora forno, ora congelador


Quarta-feira, 04 de setembro de 2013.
De San José de Chiquitos/Bolívia a Samaipata/Bolívia (395 km)

Em cima de uma moto não há conforto. Passa-se do calor intenso ao frio congelante em pouquíssimos km. Esteja sempre prevenido... Este é o relato de mais um dia na Expedição América do Sul, uma viagem de moto que fiz acompanhado do primo Pedro passando por alguns países da América do Sul durante o mês de setembro de 2013. Uma viagem extraordinária em que foram vivenciadas muitas emoções ao longo do trajeto. Passamos calor e frio, tivemos alegrias e dificuldades, momentos de tranquilidade e apreensão. Continue lendo para acompanhar a viagem.


Trajeto do dia:



Trajeto de San José de Chiquitos/Bolívia a Samaipata/Bolívia - 395 km.
Trajeto de San José de Chiquitos/Bolívia a Samaipata/Bolívia.
Trajeto detalhado:


Trajeto detalhado de San José de Chiquitos/Bolívia a Samaipata/Bolívia - 395 km.
Trajeto detalhado de San José de Chiquitos/Bolívia a Samaipata/Bolívia.


A presença do exército em postos bolivianos

Acordei 07h45 e tirei uns poucos minutos para atualizar o diário de viagem. Pouco tempo depois, o Pedro acorda, ainda reclamando de algumas dores nas costelas. Minutos após, foi consultar os mapas e revisar o trajeto do dia.

Quarto do hotel em San José de Chiquitos.

Pedro revendo trajeto do dia na Bolívia.
Pedro revendo trajeto do dia na Bolívia.
Em seguida, arrumamos as demais coisas e carregamos as motos. A partir desse dia, passei a deixar alguns suportes constantemente fixados na moto, para evitar perder tempo toda vez que iria usá-los, assim, como estávamos em dois as motos nunca ficavam fora da nossa vista. Conseguimos sair às 09h45 nesse dia.

Dia 05. Faroeste boliviano: um tiro de 400 km e a fuga pela auto-estrada


Terça-feira, 03 de setembro de 2013.
De Corumbá/MS/Brasil a San José de Chiquitos/Bolívia (380 km)

Bandidos, trapaceiros, assaltantes, corrupção policial. Um tiro de 400 km e a fuga pela auto-estrada em meio ao faroeste boliviano... Este é o relato de mais um dia na Expedição América do Sul, uma viagem de moto que fiz acompanhado do primo Pedro passando por alguns países da América do Sul durante o mês de setembro de 2013. Uma viagem extraordinária em que foram vivenciadas muitas emoções ao longo do trajeto. Passamos calor e frio, tivemos alegrias e dificuldades, momentos de tranquilidade e apreensão. Continue lendo para acompanhar a viagem.


Trajeto do dia:



Trajeto de Corumbá/MS/Brasil a San José de Chiquitos/Bolívia - 380 km.
Trajeto de Corumbá/MS a San José de Chiquitos/BO.
Trajeto detalhado:

Trajeto detalhado de Corumbá/MS/Brasil a San José de Chiquitos/Bolívia - 380 km.
Trajeto detalhado de Corumbá/MS a San José de Chiquitos/BO.

Ajustes finais

Acordamos às 07:00. Tomamos um rápido café da manhã com as bolachas e barras de cereal que tínhamos e começamos a arrumar a bagunça criada na noite anterior. Posicionei a câmera em um ponto estratégico para registrar a arrumação. 

Nesse tempo, separamos toda a documentação que deveria ser apresentada na entrada da Bolívia:



Categorias